quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Maximização dos Lucros

O ambiente no qual estão inseridas as organizações está cada vez mais competitivo, devido a fenômenos como globalização, desregulamentação do mercado, fusões, aquisições, privatizações, entre outros. E todo esse movimento afeta incisivamente as sociedades por ações, intensificando a pressão dos acionistas por retornos maiores.

Retornos maiores para os acionistas implicam em decisões que elevem o desempenho econômico de uma empresa, ou seja, a criação de valor. O valor para o acionista é gerado quando os retornos a partir dos investimentos existentes e novos excedem o custo de capital da empresa. No entanto, os administradores nem sempre utilizam meios adequados para detectar se a empresa esta criando ou destruindo valor para seus acionistas, concentrando-se apenas em regras tradicionais de contabilidade como a apuração do resultado econômico.

IMPORTÂNCIA DA MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO

Muitos Administradores acreditam que a maximização do Lucro é de grande importância para a empresa, segundo Lawrence J. Gitman o administrador deveria escolher somente alternativas de ação que tendessem a contribuir de maneira decisiva para o lucro geral da empresa. Entre cada alternativa que tivesse sendo considerado, ele deveria optar por aquela que apresentasse maior probabilidade de proporcionar maior resultado monetário.


MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO PELO ADMINISTRADOR FINANCEIRO

A Administração Financeira trata de assuntos ligados a finanças das empresas e organizações, sendo também diretamente ligadas à administração, economia e contabilidade. A economia, devido o conhecimento do ambiente financeiro, fornecendo uma visão clara das políticas governamentais e de instituições privadas, através da analise marginal, já a contabilidade exerce um complemento primordial, pois o método contábil é importante para possíveis comparações nacionais e internacionais, fortalecendo a credibilidade de suas informações contábeis e financeiras (Regime de Competência). A Contabilidade fornece diagnósticos para que se mensure a atuação da empresa avaliando os impostos, elaborando suas demonstrações, para daí o Administrador financeiro atuar, através de análise de Regime de caixa, com possíveis investimentos e operações que sejam rentáveis para empresa.

SETORES TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO /
COMPUTADORES E EQUIPAMENTOS


O desempenho do setor de tecnologia da informação que inclui diversos segmentos invariavelmente é relacionado a qualquer movimento da economia real. Mais de 95% do faturamento das empresas brasileiras atuantes neste setor vêm do mercado interno. Por isso, os números de demissões e férias coletivas são sinais negativos, da mesma forma como a diminuição de 12,3% do crédito para pessoas jurídicas em relação há 12 meses. Especialmente, para algumas delas, como a Positivo Informática. A empresa é líder no Brasil com mais de 15% do mercado que reúne desktops e notebooks. O crédito para o segmento de pessoas físicas, no entanto, caiu apenas 2,8% no 4T08 em comparação anualizada.
Dentro desse setor iremos destacar as empresas ITAUTEC S.A. – GRUPO ITAUTEC 5.3 BEMATECH S.A. para que possa ter uma melhor visualização a respeito do assunto abordado.

ITAUTEC S.A. – GRUPO ITAUTEC.

A empresa que faz parte do Grupo Itausa – Investimentos Itaú S.A, que é o 2º maior grupo privado brasileiro por volume de receitas. A Itautec S.A. é uma empresa 100% brasileira, especializada no desenvolvimento de produtos e soluções em informática, automações e serviços. Possui a décima maior base instalada de máquinas de auto-atendimento (ATMs) no mundo e a segunda na América Latina, de acordo com o Retail Banking Research, e, a maior rede própria de assistência técnica em informática no Brasil.

Atua nos mercados corporativo e doméstico, por meio das seguintes áreas de negócios:

Automações: Produtos de automação bancária e comercial, no Brasil e no exterior, e os serviços de outsourcing, assistência técnica, infra-estrutura e instalações.

Informática: Microcomputadores, notebooks e servidores, comercializados com a marca Itautec.

Distribuição: Distribuidor de Valor Agregado – VAD de produtos de marcas globais com IBM, Apple, Avaya, Novelle NetApp.

BEMATECH S.A.

A Bematech S.A. (Controladora ou Companhia), constituída em 1º de outubro de 1990 com sede em São José dos Pinhais, no Estado do Paraná, tem, em conjunto com suas Controladas, como atividades principais a industrialização, comercialização, importação, exportação, projeto, desenvolvimento, representação, distribuição e locação de equipamentos elétricos, eletrônicos e eletromecânicos e suas partes e peças; o desenvolvimento, representação, distribuição e locação de softwares; a comercialização de suprimentos para equipamentos de informática; a prestação de serviços de assistência técnica, assessoria e projetos de informatização; a exploração de franquias de produtos e de serviços, bem como a participação em outras sociedades como acionista ou quotista.

Para que haja um melhor entendimento do assunto apontado, faz-se necessário à abordagem de paramentos complementares para o processo de tomada de decisão, como o custo de oportunidade, o custo de capital e o valor econômico agregado, com o objetivo de levar a empresa à adaptação e sobrevivência dentro de um ambiente globalizado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário